Tem dúvidas sobre o que é importante ter no seu currículo para residência médica?
É muito comum estudantes de medicina ficarem com dificuldades na hora de preparar um currículo de qualidade para arrasar na prova de residência. E tá tudo bem se tiver, estamos aqui para te ajudar… Já que ninguém teve a decência de trazer essas informações pra você até agora!
Mas antes, quero te convidar para a Semana do R1 São Paulo, um evento único que acontece só uma vez por ano e que é ideal para você que está com medo de não passar na residência médica dos seus sonhos em São Paulo este ano – seja porque não consegue sair dos 50%-60% de desempenho nas provas antigas e simulados ou porque sente que falta aquele gás na preparação nessa reta final!
Vão ser de 3 aulas 100% online, 100% gratuitas e ao vivo a partir do dia 19 de julho, em que vamos destrinchar as estatísticas do que cai e o que não cai nas principais provas de SP, como USP, Unifesp, Unicamp, USP-RP, Santa Casa, Einstein, Sírio… Não vai perder, né? Clique já AQUI pra fazer sua inscrição!
Se sentir perdido e sem apoio em momentos de grande estresse como estudar para residência e todas as suas incertezas pode ser bastante estressante. Além disso, dificulta ainda mais quando pessoas que supostamente eram para nos apoiar e sanar dúvidas acabam só piorando a situação.
Geralmente o que rola são dicas em tom de ameaça, sem trazer um suporte de verdade como:
“Você precisa fazer um trabalho científico porque conta pontos no currículo para residência médica.”
Ou então:
“Você tem que fazer uma liga! Todo mundo faz porque conta no CV.”
Mas, ninguém te fala se o trabalho:
Ou:
No final das contas, quem possivelmente vai dar uma ajuda é o pessoal do sexto ano, que tá aprendendo tudo isso “na raça”. Mas, não deveria ser assim, né?
Pensando nisso, montamos uma lista de 12 itens que vão turbinar seu currículo para residência médica. Portanto, confira:
Trabalho Científico publicado em Congresso ou Revista Indexada são excelentes pro CV.
Ganhou algum $$$$ em alguma coisa na faculdade? Cabe muito colocar também!
Se você participou ou organizou um Congresso, seja nacional ou internacional, é muito relevante. Logo, tem que adicionar ao currículo para residência médica! Conta mais pontos ainda se ajudou na organização.
Se você se envolveu em ao menos 120 horas (mínimo de 2 anos) numa liga, deve colocar! E é melhor ainda se exerceu um cargo.
Toda banca adora quem já deu assistência gratuita à saúde da população. Isto é, projetos sociais são muito bem vistos.
Aqui a gente é papo-reto: precisa saber inglês. Assim sendo, um diploma é necessário para turbinar o currículo para residência médica.
Mesmo que não tenha ganhado $$$, faça reconhecerem e admirarem seu trabalho voluntário! Ajudar seus colegas com mais dificuldades é sempre bom.
Se suas notas durante a faculdade foram acima da média, agrega muito!
Não precisa ser fora do país! Aproveite para estagiar onde pretender fazer sua residência. E, lógico, inclua no currículo!
Vale tudo: PS, UTI, Enfermaria, C. Cirúrgico, C. Obstétrico! Dessa maneira, o que não pode é deixar de colocar no currículo para residência médica, se você fez!
Fez parte da Atlética ou do Centro Acadêmico da sua faculdade? Esse é o momento de provar não só pra sua mãe que essas entidades são, sim, importantes pro currículo para residência médica! Ainda mais se você teve um cargo de liderança.
Esse tópico é muito importante! Isto é, você precisa compreender como se portar diante da banca avaliadora e como manter a segurança para contar sua história e conquistar os examinadores.
Além disso, fizemos um vídeo com todos esses tópicos explicados um a um por mim, que fiz residência médica na USP:
Opa! Escrevemos um ebook super detalhado e a partir de muita pesquisa (foram revisados editais de mais de 100 provas para preparar esse material pra você) para te auxiliar a turbinar seu currículo para residência médica! Ainda mais: é de graça! Assim sendo, não vai perder essa oportunidade, ein?
Aproveito para te convidar para o nosso grupo de Telegram, o Projeto R1! Lá você recebe conteúdos diários que vão te colocar na briga por uma vaga em QUALQUER residência das principais instituições do Brasil. É GRÁTIS, então é só chegar! Clique AQUI e acesse!
PS: Caso queira saber mais sobre outro ponto muito importante, as entrevistas, sugiro que leia esse artigo sobre os mitos mais comuns da 3ª fase dos concursos de Residência.
Nascido em 1991, médico desde 2015, formado pela Faculdade de Medicina de Catanduva (FAMECA) e com Residência em Clínica Médica pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP (HC-FMUSP) finalizada em 2018. "Nunca quis seguir o fluxo. Sempre acreditei que existe uma fórmula do sucesso para cada um de nós. Se puder conquistar sua mente, poderá conquistar o mundo."